sábado, 30 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CIDADE DO PANAMÁ - PANAMÁ

*
**
***


Eclusa em Mira Flores


Aeroporto Tocumen Internacional





Arquitetura moderna da Cidade do Panamá



Mina de Esmeraldas





Eclusa em Mira Flores





Passei o dia 08/09/2010 no Panamá, na Capital "Cidade do Panamá", quando fui em uma Mina de esmeraldas desativada, no "Pacífico Multiplaza" que é um shoping com lojas de luxo como Louis Vuitton, Cartier, Hermes, para citar algumas, além de realizar o grande sonho de conhecer o Canal do Panamá em plena atividade, vendo a transposição dos navios de um dos lados do Oceano para o outro oceano.


Algumas informações sobre o Panamá




O "Panamá" é um país da América Central Continental, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica. Sua capital é a cidade do Panamá. Situa-se no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no istmo que se estende até a América do Sul. É dividido ao meio pelo canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico e o oceano Pacífico. A cada ano, cerca de 14 mil embarcações (5% do comércio marítimo mundial) cruzam os 82 quilômetros do canal — que passou do controle dos Estados Unidos (EUA) para o Panamá em 2000.

A população do país é formada por uma maioria de mestiços de índios e europeus. O setor econômico mais importante é o de serviços, que abrange as atividades financeiras e as rendas obtidas com a zona de livre-comércio de Colón, a exploração do canal e o registro de navios mercantes.

O Panamá foi descoberto em 1501, pelo espanhol Rodrigo de Bastidas, tendo sido explorado mais detalhadamente em 1513, por Vasco Núñez de Balboa, o primeiro espanhol a ver o oceano Pacífico. Portobello, na costa caribenha, foi o principal porto comercial do vice-reinado do Peru. No século XVIII, o Panamá tornou-se parte do vice-reinado de Nova Granada. Obteve a independência da Espanha em 1821, como província da Grã-Colômbia. Apesar de insurreições contra a Colômbia no século XIX, a região tornou-se independente como República do Panamá somente em 1903, como protetorado dos EUA. Os norte-americanos ajudaram o Panamá na luta, em troca da concessão para construir o canal que atravessa o istmo e do arrendamento da área a seu redor. A instabilidade e a dominação do poder por uma elite durante boa parte do século XX levou à ocupação do Panamá por forças norte-americanas em 1908, 1912, 1918 e 1989. De 1968 a 1981, o país foi controlado pelo general Omar Torrijos, que empenhou-se em diversificar a economia e reduzir a soberania norte-americana sobre a zona do canal, assunto de ressentimento nacional. Em 1977, Torrijos assinou os Tratados do Canal do Panamá, mas faleceu em 1981. Em 1988, o general Manuel Noriega tomou o poder. Uma invasão militar norte-americana, em dezembro de 1989, derrubou-o e empossou Guillermo Endara como presidente, submetendo Noriega a um julgamento por tráfico de drogas. Seguiu-se um período de greves generalizadas contra o governo de Endara, também acusado de envolvimento com o tráfico.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)





***
**
*

sábado, 2 de outubro de 2010

NOVA YORK - ESTADOS UNIDOS

.




NOVA YORK - ESTADOS UNIDOS


Nova Iorque ou Nova York (em inglês: New York) é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da Região Metropolitana de Nova Iorque, uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo.É também a terceira cidade mais populosa da América, atrás de São Paulo e Cidade do México. A cidade exerce um impacto significativo sobre o comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento de todo o planeta. Nova York abriga a sede da Organização das Nações Unidas (ONU),[8] sendo um importante centro para assuntos internacionais e amplamente considerada como a capital cultural do mundo. A cidade também é referida como Cidade de Nova York (em inglês: New York City) para distingui-la do estado de Nova York, do qual faz parte.




Localizada em um dos maiores portos naturais do mundo, Nova York é composta por cinco boroughs: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. Com uma população que, de acordo com o Censo dos Estados Unidos de 2010, atinge 8.175.133 habitantes, distribuídos em uma área de terra de apenas 790 km³, Nova York é a grande cidade mais densamente povoada dos Estados Unidos. Com cerca de 800 idiomas diferentes falados em seu território, Nova York é a cidade com a maior diversidade linguística do mundo. A população da Região Metropolitana de Nova York é a maior dos Estados Unidos, estimada em cerca de 18,9 milhões de pessoas distribuídas em cerca de 17.400 km².



New York tem suas raízes na sua fundação em 1624 como um posto de comércio por colonos da República Holandesa, sendo nomeada Nova Amsterdã, em 1626.[25] A cidade e seus arredores foram tomadas pelo Reino da Inglaterra em 1664 e seu nome foi alterado para Nova York, depois que o rei Carlos II da Inglaterra concedeu as terras para seu irmão, o Duque de York. Nova York serviu como a capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790, sendo a maior cidade do país desde 1790. A Estátua da Liberdade recebeu milhões de imigrantes que vieram para a América de navio no final do século XIX e início do século XX.



Muitos distritos e pontos turísticos de Nova York se tornaram bem conhecidos graças aos seus quase 50 milhões de visitantes anuais. A Times Square, batizada de "a encruzilhada do mundo", é a região iluminada onde se concentram os famosos teatros da Broadway, sendo um dos cruzamentos de pedestres mais movimentados do mundo e um importante centro da indústria do entretenimento mundial. A cidade abriga algumas das pontes, arranha-céus e parques de maior renome no mundo. O distrito financeiro de Nova Iorque, ancorado por Wall Street em Lower Manhattan, atua como a capital financeira do mundo e é o lar da Bolsa de Valores de Nova Iorque, a maior bolsa de valores do planeta pelo total de capitalização de mercado de suas empresas listadas. O mercado imobiliário de Manhattan está entre os mais valorizados e caros do mundo. A Chinatown de Manhattan incorpora a maior concentração de chineses do ocidente. Ao contrário da maioria dos sistemas de metrô do mundo, o Metropolitano de Nova Iorque é projetado para fornecer o serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana. Inúmeros colégios e universidades estão localizados em Nova York, incluindo a Universidade de Colúmbia, a Universidade de Nova York e a Universidade Rockefeller, que estão classificadas entre as 100 melhores do mundo.







      Anne Moore








     ONU




    ONU



Calçada da Moda




 Calçada da Moda








  Estátua da Liberdade ao fundo







   Teatro da Broadway




   Subindo no Elevador do Empire State




                     No mirante do Empire State


  Mirante do Empire State





   Bolsa de Valores de NY













       NÓS...




   EU...





   ONU























(Origem: Wikipédia, a Enciclopédia Livre)


***
**
*