sábado, 1 de setembro de 2012

A SERRA AZUL - IBARETAMA - CEARÁ

SERRA AZUL - CEARÁ





A Serra Azul é uma serra localizada no sertão central cearense no município de Ibaretama. Seu ponto culminante está a 748 metros de altitude, sendo o 14º mais elevado do estado do Ceará. É divisor de águas entre as bacias hidrográficas do rio Piranji e do rio Sitiá. É um dos maciços residuais dispersos nas Depressões Sertanejas do interior cearense.

Devido a suas baixas altitu...
des (menor que 800 m), sua grande distância do litoral (aproximadamente 130 km em linha reta) e sua pequena área total é considerada uma "serra seca", ou seja, apresenta características semi-áridas em toda a sua extensão.

Sua vegetação em baixas altitudes é a caatinga arbustiva densa e, em altitude mais elevadas, floresta caducifólia espinhosa, ou caatiga arbórea. Apesar do intenso desmatamento nas áreas circundantes da serra, a vegetação das áreas mais elevadas permanece preservada pois, devido à grande inclinação de suas encostas, apenas as áreas do sopé são utilizadas para a agricultura. As principais culturas são de milho e feijão.
 
OBS:
"Serra Azul", Município de Ibaretama. Origem do nome do poeta cearense Serra Azul, gerador de uma prole ilustre genuinamente cearense ou aínda brasileira.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
* * * *
* * *
* *