quinta-feira, 25 de julho de 2013

SOMMELIER - ENÓLOGO - ENÓFILO

.

SOMMELIER  -  ENÓLOGO  -  ENOFILO






SOMMELIER



Sommelier (português brasileiro) ou escanção (português europeu) é um profissional especializado, encarregado em conhecer os vinhos, cervejas,  ou outros tipos de bebidas, e de todos os assuntos relacionados ao serviço deste. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e rotação de adegas e elabora cartas de vinho em restaurantes.
Na Antiguidade, o escanção era quem vertia o vinho nos copos dos convivas, nos banquetes.


ENÓLOGO 

O Enólogo é um profissional com caracteríisticas definidas, dentro do perfil ocupacional da industria e para as tarefas de coordenação, supervisão e execução, sendo responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produti final desejado, como o vinho, espumante, suco, brandy ou gaspa. Muitas vezes o enólogo exerce também funções de vendedor e assume a parte de marketing relacionado com o produto que vende. A degustação de vinhos no processo de elaboração e no produto final,  é fundamental para o Enólogo, pois são nestas etapas, que são avaliadas as características físico-químicas que o vinho possui, ou poderá possuir. Desta forma o profissional é capaz de decidir quais escolhas devem ser tomadas para melhorar o produto.  



ENÓFILO


Enófilo é um estudante de vinhos (ou amante), aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos. Enófilo é diferente de Enólogo, devido ao fato de que o Enólogo é um graduado que cuida profissionalmente da produção de vinhos exclusivamente e o enófilo é um apreciador. 







RESUMO

Resumindo, o Sommelier tem uma série de atribuições, mas não faz vinho. No geral ele trabalha no restaurante, é o especialista em servir vinho.  É ele que vai ajudar você a escolher o melhor vinho para acompanhar seu prato.
Enólogo é um misto de agrônomo e químico, formado em enologia, que geralmente trabalha nas vinícolas, no campo. É ele quem faz o vinho. Ele sabe as técnicas para transformar as uvas em vinho.
Enófilo é todo mundo que gosta de vinho, um apreciador, pode ser você. Há uma frase famosa do Luis Groof que diz "enólogo é quem diante do vinho toma decisões e enófilo é quem diante de decisões toma vinho!.












* * * * *
* * * *
* * *
* *