sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PÉS DE FRUTAS OU VEGETAIS

QUINZE PÉS DE FRUTAS OU VEGETAIS COMESTÍVEIS QUE VOCÊ, PROVAVELMENTE, NUNCA VIU NA VIDA!

Você certamente tem uma fruta favorita desde quando era criança, certo? 
A maioria de nós não conhece como é a planta que dá origem ao fruto delicioso que compramos no supermercado ou na feira. Algumas dessas plantas são, na verdade, sub-espécies comestíveis em uma categoria maior de plantas que não podem ser consumidas.   Um exemplo que pode ser citado é a bananeira. As bananas “tradicionais” que encontramos com frequência nos supermercados são apenas uma minúscula fatia de todas as bananas que existem no planeta, sendo que a maior parte delas não pode ser ingerida pelo ser humano, seja por efeito alérgico, seja por falta de ‘paladar agradável’.

Abaixo você encontra 15 tipos de pés de vegetais que talvez nunca tenha visto:


01 - CACAU





02 - AMENDOIM





03 - CANELA





04 - ABACAXI





05 - BAUNILHA








06 - KIWI







07 - AMÊNDOA




08 - CARAMBOLA




09 - GERGERLIM






10 - CAFÉ






11 - ALÇAFRÃO









12 - ALCAPARRA





13 - CAQUI





14 - ALCACHOFRA





15 - PISTACHE





Muitos desses frutos ou vegetais você não conhece no pé,
aproveite e tenha  uma ideia de suas origens por aqui.  








Fonte:
Jornal Ciência
Edição 31/01/14




Vazula
* * * * *
* * * *
* * *
* *
*

LUGARES INCRÍVEIS

Eis aqui uma bela seleção de imagens que mostram diversos lugares lindos ao redor do mundo. São lugares fantásticos, uns obras exclusivas da natureza, outros tiveram uma ajudinha de mãos humanas. Veja essa galeria épica de lugares que qualquer um gostaria de conhecer para comprovar sua existência.

1. Deserto de sal de Uyuni, Bolívia

2. Lago Hillier, Austrália



3. Floresta de bambu, Japão




4. Praia vermelha, Panjin, China




5. Lago Retba, Senegal




6. Monte Roraima, América do Sul (tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana)




7. Cavernas de gelo de Mendenhall, Alasca



8. Hitachi Seaside Park, Japão




9. Túnel do amor, Ucrânia




10. Túnel de glicínia, Japão




11. Campo de lavanda, França




12. Rua em Bonn, Alemanha




13. Campo de flor de canola, China




14. Floresta Negra, Alemanha




15. Campo de chá, China




16. Mina de Naica, México




17. Takinoue Park, Japão



18. Antelope Canyon, Estados Unidos





19. Zhangye Danxia, China




20. Hang Son Doong, Vietnã




21. Campo de tulipas, Holanda-tulipa




22. Montanhas Tianzi, China











Fonte:
Jornal Ciência
Edição 31/01/14






Vazula
* * * * *
* * * *
* * *
* *
*








quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ÁGUA NO PLANETA ANÃO CERES

.

Telescópio vê água no planeta-anão Ceres





O planeta-anão Ceres, com órbita entre Marte e Júpiter, possui água em sua superfície, indicam imagens do telescópio espacial Herschel, que enxerga infravermelho. Seria uma descoberta trivial, não fosse pelo fato de que teorias físicas proíbem objetos úmidos de se formarem ali.

O estudo desse pequeno mundo –habitante da zona conhecida como Cinturão de Asteroides– não teria em princípio a capacidade de abalar teorias astronômicas importantes. A nova descoberta sobre Ceres, porém, pode levar até mesmo a uma revisão das teorias de por que a própria Terra possui água.

As moléculas de H2O presentes no planeta-anão estão na forma de vapor, que emana de duas fontes diferentes, afirma estudo sobre a descoberta, publicado na edição de hoje da revista "Nature". É relativamente pouca água –seis litros sendo liberados por segundo– , mas é o suficiente para estimular astrônomos a rever teorias sobre a formação dos Sistema Solar.

No centro da discussão está a questão da diferença entre um cometa e um asteroide. Um cometa, pela definição clássica, é um corpo celeste de órbita alongada, capaz de viajar para os confins do Sistema Solar, e com um bocado de gelo d'água em sua composição. Já um asteroide é um corpo seco e rochoso, com órbitas confinadas à parte mais interna do Sistema Solar, antes de Júpiter.



ESTRANHO NO NINHO
Acreditava-se que Ceres, promovido a planeta-anão apenas em razão de seu tamanho (leia quadro à dir.), seria essencialmente um asteroide. Ele habita, aliás, uma região orbital conhecida como cinturão de asteroides.

Nessa região, o calor do Sol é forte demais para que seja possível o acúmulo de gelo na superfície de um corpo pequeno. Objetos retendo H2O, em princípio, só se formam em órbitas mais distantes.

"Ceres, em teoria, deveria ser rochoso e seco", disse à Folha Michael Küppers, astrônomo da Agência Espacial Europeia que liderou a descoberta anunciada agora. "Talvez Ceres tenha surgido no próprio cinturão de asteroides, mas depois tenha coletado matéria de objetos que vieram do Sistema Solar exterior e se chocaram com ele."

Outra hipótese é que Ceres tenha se formado longe do Sol e depois sido tragado para perto. Algo capaz de fazer isso seria uma "migração" da órbita de Júpiter, o segundo corpo mais maciço do Sistema Solar, capaz de desestabilizar objetos menores.

"Uma pista inicial de que planetas gigantes do Sistema Solar podem sofrer migração drástica veio em 1995, com a descoberta de alguns planetas extrassolares gigantes orbitando estrelas a uma distância menor do que a do Sol a Mercúrio –distância orbital onde não poderiam ter se formado", escreve Humberto Campins, da Universidade da Flórida Central, comentando a descoberta de Küppers.

A Terra também formou-se relativamente perto do Sol e, longe de cometas que poderiam "abastecê-la", não poderia ter água. Nossos oceanos, porém, podem ter sido semeados por asteroides "úmidos" –objeto de existência questionada até agora.

Não se sabe de onde sai o vapor que Ceres exala. Küppers suspeita que sejam ou crostas de gelo evaporando no fundo de crateras ou "criovulcanismo" –vulcões alimentados por gelo em vez de lava. A sonda espacial Dawn, que visitará Ceres em 2015, poderá resolver o mistério.








Fonte:
Rafael Garcia 
Imagem:
Luciano Veronezi
Folha de São Paulo
Edição 22/01/2014





* * * * * * * * *




domingo, 19 de janeiro de 2014

HOMENAGEM DONA MATILDE


VINTE ANOS SEM DONA MATILDE



.








****************



.