COPA DO MUNDO 2014
OPINIÕES
Grupo A : Brasil, Croácia, Camarões e México
O Brasil pegou um grupo relativamente tranquilo e apresentou um grande futebol na Copa das Confederações. Apesar de serem torneios diferentes, a equipe da sede da Copa tem tudo para chegar à final, esperando-se um grande futebol de Neymar e principalmente do conjunto da equipe. Já a seleção croata não tem mais uma geração forte, como a da Copa de 1998. Camarões também não tem um time tão técnico e o México deve vir com um time similar ao da Copa das Confederações, quando foi derrotado pelo Brasil por 2 x 0.
Quem sabe o Brasil em primeiro lugar e México em segundo.
Quem sabe o Brasil em primeiro lugar e México em segundo.
Grupo B: Espanha, Holanda, Chile e Austrália
A Espanha tem um grupo bastante envelhecido. A geração campeã de 2010 não é mais a mesma, embora seja reforçada por Diego Costa e outros jogadores pontuais. A Holanda fez uma boa campanha nas eliminatórias e o Chile costuma se classificar para as oitavas. Já a Austrália teria que aprontar uma grande zebra. Quem sabe a classificação dos holandeses e da Espanha? Lembrando que os grandes deslocamentos que os times deste grupo farão poderão causar grandes desgastes.
O adversário do Brasil nas oitavas sai desta chave.
Grupo C : Colômbia, Costa do Marfim, Grécia e Japão
A Colômbia fez uma excelente campanha classificatória, ficando em segundo lugar nas eliminatórias da Comebol. Seu futebol melhorou bastante nos últimos anos e deve ser o primeiro na classificação da sua chave. A Costa do Marfim deve apresentar seu habitual futebol que mistura força, muitas faltas e correria, mas deve fazer feio. Já o Japão do artilheiro Honda, que fez um jogo duríssimo contra a Itália na Copa das Confederações (4 x 3 para os Europeus) tem tudo para ir para as oitavas, ao contrário da Grécia, que não tem mais a força de quem conquistou uma Eurocopa, em 2004.
Grupo D: Uruguai, Inglaterra, Itália e Costa Rica
A Inglaterra mais uma vez poderá morrer na praia. É uma seleção sem muita confiança da torcida e não deve ser párea logo no primeiro jogo, para a Itália de Balotelli e cia. Falando na seleção azzurra, poderá se classificar em primeiro em seu grupo, seguida do Uruguai de Lodeiro, Cavani e Forlán, que fez um excelente torneio classificatório e voltou à uma boa fase nos últimos anos. Já a Costa Rica é fraca e periga de perder todas as partidas.
Grupo E: França, Suiça, Honduras e Equador
Mais ninguém acreditava na classificação dos Bleus, que também chega com um time bastante envelhecido, desgastado e depende muito de Ribéry. Talvez não vá para as oitavas, ao contrário da Suíça, que tem uma defesa bastante forte e sabe "irritar" os adversários. Já o Equador também leva alguma vantagem no grupo, por quase jogar "em casa". Por fim Honduras, seleção "perdida" na Copa e que não deve apresentar resistência.
Grupo F: Argentina, Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria
Grupo fácil para nossos vizinhos, que devem se classificar sem dificuldades. Recentemente venceram a estreante em Copas, a Bósnia, em um amistoso, por 2 a 0, sem Messi. Vai praticamente jogar em casa no último jogo da sua chave, contra a Nigéria, no dia 26 de Junho, no Beira Rio. Os torcedores argentinos devem ir em peso neste jogo. Muito foi dito que a Nigéria tem um time informação, mas ainda possui qualidade e pode besliscar a segunda vaga. Já do Irã, pode perder feio todos os jogos.
Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana e EUA
A Alemanha de Klose vem jogando muito bem e é uma das favoritas para conquistar o torneio. Deve terminar em primeiro lugar em sua chave. Portugal, de Cristiano Ronaldo e mais 10, pode ficar com a segunda colocação, se seu grande artilheiro estiver em boa fase. A equipe de Gana também junta a fórmula "força e correria", mas não deve se classificar. A seleção dos EUA fez uma boa campanha na Concacaf - o que em tese não significa muito, já que tem como grande rival apenas o México. Pode atrapalhar a vida de Portugal, se estiver em um bom dia.
Grupo H: Bélgica, Argélia, Coréia do Sul e Rússia
Em tese, o grupo mais fraco da Copa. A Rússia é outra seleção que vai sentir um grande choque climático. Está acostumada à jogar em Moscou, com temperaturas abaixo de zero e vai jogar na Arena Pantanal. Recentemente , em amistoso, fez um grande jogo e empatou com o Brasil em 1 a 1 e apesar dos possíveis problemas deve passar de fase. Já a Bélgica, deve terminar em primeiro lugar no grupo, pode fazer uma campanha tão boa quanto a de 2002, quando quase atrapalhou o Brasil em sua campanha vitoriosa. Já Argélia e Coreia do Sul são equipes medianas para fracas e não é possível acreditar na classificação delas.
Fonte:
Aurélio Moraes - Jornalista
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário