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Bloco de maracatu em Olinda-PE
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MARACATU NAÇÃO
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma critíca as cortes portuguesas.
História
Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação, nasceram da tradição do Rei do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses. O mais remoto registro sobre Maracatu data de 1711, de Olinda, e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei: o Maracatu.
Parece que a palavra "maracatu" primeiro designou um instrumento de percussão e, só depois, a dança que se dançava ao som deste instrumento. Os cronistas portugueses chamavam aos "infiéis" de nação, nome que acabou sendo assumido pelo colonizado. Os próprios negros passaram a autodenominar de nações a seus agrupamentos tribais. As nações sobreviventes descendem de organizações de negros deste tipo, e nos seus estandartes escrevem CCMM (Clube Carnavalesco Misto Maracatu).
Mário de Andrade, no capítulo Maracatu de seu livro Danças Dramáticas Brasileiras II, elenca diversas possibilidades de origem da palavra maracatu, entre elas uma provável origem americana: maracá=instrumento ameríndio de percussão; catu=bom, bonito em tupi; marã=guerra, confusão; marãcàtú, e depois maràcàtú valendo como guerra bonita, isto é, reunindo o sentido festivo e o sentido guerreiro no mesmo termo. Mario de Andrade no mesmo texto deixa claro que enumerava os vários significados da palavra "sem a mínima pretensão a ter resolvido o problema. Simples divagação etimológica pros sabedores...divagarem mais." No entanto, sua origem e história não é certa, pois alguns autores ressaltam que o maracatu nasceu nos terreiros de candomblé, quando os escravos reconstituíam a coroação do reis do Congo. Com o advento da abolição, este ritual ganhou as ruas, tornando-se um folguedo carnavalesco.
Constituição
Do Maracatu Nação participam entre 30 e 50 figuras. Entre elas estão o Porta-estandarte, trajado à Luís XV (como nos clubes de frevo), que conduz o estandarte. Atrás, vêm as Damas do Paço, no máximo duas, e que carregam as Calungas, que são bonecos de origem religiosa, que simbolizam uma rainha morta.
A dança executada com as Calungas tem caráter religioso e é obrigatória na porta das Igrejas, representando um "agrado" a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito. Quando o Maracatu visita um terreiro, homenageia os Orixás.
Depois das Damas do Paço segue a corte: Duque e Duquesa, Príncipe e Princesa, um Embaixador (nos Maracatus mais pobres o Porta-estandarte vale como Embaixador).
A corte abre alas para o Rei e a Rainha, que trazem coroas douradas e vestem mantos de veludo bordados e enfeitados com arminho. Nas mãos trazem pequenas espadas e cetros reais. O Rei é coberto por um grande pálio encimado por uma esfera ou uma lua, transportado pelo Escravo que o gira entre suas mãos, lembrando o movimento da Terra. O uso deste tipo de guarda-sol é costume árabe, ainda hoje presente em certas regiões africanas.
Alguns Maracatus incluem nesse trecho do cortejo também meninos lanceiros e a figura do Caboclo de Pena, que representa o indígena brasileiro e tem coreografia complicadíssima.
A orquestra do Maracatu Nação é composta apenas por instrumentos de percussão: vários tambores grandes (alfaias), caixas e taróis, ganzás e um gonguê (metalofone de uma ou duas campânulas, percutidas por uma vareta de metal).Hoje em dia, se usa os agbes ou xequerês(instrumento confeccionado com uma cabaça e uma saia de contas). O Mestre de Toadas "puxa" os cantos, e o coro responde. As baianas têm a responsabilidade de cantar, outras vezes, são os caboclos, mas todos os dançarinos também podem participar.
Este Maracatu mais tradicional é chamado de Baque Virado porque este termo é sinônimo de um dos "toques" característicos do cortejo.
Os Maracatus de Baque Virado sempre começam em ritmo compassado, que depois se acelera, embora jamais alcance um andamento muito rápido. Antes de se ouvir a corneta ou o clarim, que precedem o estandarte da Nação, é a zoada do "baque" que anuncia, ao longe, a chegada do Maracatu.
O Maracatu se distingue das outras danças dramáticas e das danças negras em geral pela sua coreografia. Há uma presença forte de uma origem mística na maneira com que se dança o Maracatu, que lembra as danças do Candomblé. Balizas e Caboclos dançam todo o cortejo. Baianas e Damas do Paço têm coreografias especiais. Todos os outros se movimentam mais discretamente. Caboclos e Guias fazem muitas acrobacias, que parecem com os passos dos frevos de carnavalescos. Mário de Andrade descreve a dança das yabás(baianas): “Embebedadas pela percussão, dançam lentas, molengas, bamboleando levemente os quartos, num passinho curto, quase inexistente, sem nenhuma figuração dos pés. Os braços, as mãos é que se movem mais, ao contorcer preguiçoso do torso. Vão se erguendo, se abrem, sem nunca se estirarem completamente no ombro, no cotovelo, no pulso, aproveitando as articulações com delícia, para ondularem sempre. Às vezes, o torso parece perder o equilíbrio e lerdamente vai se inclinando para uma banda, e o braço desse lado se abaixa sempre também, acrescentando com equilíbrio o seu valor de peso, ao passo que o outro se ergue e peneira no ar numa circulação contínua e vagarenta...”
Cortejo
Os cortejos de maracatu são uma tentativa de refletir as antigas cortes africanas, que ao serem conquistados e vendidos como escravos trouxeram suas raízes e mantiveram seus títulos de nobreza, para o Brasil.
O Cortejo é composto por uma bandeira ou estandarte abrindo as alas. Logo atrás seguem a dama de paço, que carrega a mística Calunga, representando todas as entidades espirituais do grupo. Atrás dela seguem as baianas e pouco depois a corte e o rei a rainha dos maracatus. O titulo de rei e rainha é são passados de forma hereditária. Essa ala representa a nobreza da Nação.
De cada lado seguem as escravas ou catirinas, normalmente jovens, que usam vestimentas de chitão.
Mantendo o ritmo do desfile seguem os batuqueiros. Os instrumentos são diversos, alfaias, que são tambores, caixas ou tarois, ganzás e ABs, esse conduzidos de por mulheres que vão a frente desse grupo e que fazem do seu toque um show a parte.
Personagens
Bloco de maracatu em OlindaAs personagens que compõem o cortejo são os seguintes:
1.Porta-estandarte, que leva o estandarte; este contém, basicamente, o nome da agremiação, uma figura que o represente e o ano que foi criada.
2.Dama do paço, mulher que leva em uma das mãos a CALUNGA(boneca de madeira, ricamente vestida e que simboliza uma entidade ou rainha já morta).
3.Rei e rainha, as figuras mais importantes do cortejo, e é por sua coroação que tudo é feito.
4.Vassalo, um escravo que leva o PALIO(guarda-sol que protege os reis).
5.Figuras da corte: príncipes, ministros, embaixadores, etc.
6.Damas da corte, senhoras ricas que não possuem título nobiliárquicos.
7.Yabás, mais conhecidas como baianas, que são escravas.
8.Batuqueiros, que animam o cortejo, tocando vários instrumentos, como caixas de guerra, alfaias (tambores), gonguê, xequerês, maracás, etc.
Nações e Grupos de Pernambuco
Batuque Estrelado
Grupo de Percussão Maracatu Quebra Baque
Maracambuco
Maracatu A Cabralada
Maracatu Badia
Maracatu Camaleão
Maracatu Cambinda Africana
Maracatu Chuva de Prata
Maracatu Flor do Cajueiro
Maracatu Nação Almirante do Forte
Maracatu Nação Aurora Africana
Maracatu Nação Axé da Lua
Maracatu Nação de Luanda
Maracatu Nação Elefante
Maracatu Nação Encanto da Alegria
Maracatu Nação Encanto do Dendê
Maracatu Nação Estrela de Olinda
Maracatu Nação Gato Preto
Maracatu Nação Leão da Campina
Maracatu Nação Leão de Judá
Maracatu Nação Linda Flor
Maracatu Nação Oxum Mirim
Maracatu Nação Raizes de Pai Adão
Maracatu Nação Sol Nascente
Maracatu Vila Nova
Nação de Maracatu Cambinda Estrela
Nação do Engenho
Nação do Maracatu Encanto do Pina
Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
Nação do Maracatu Estrela Brilhante do Recife
Nação do Maracatu Estrela Dalva
Nação Leão Coroado
Nação Pernambuco
Nação Do Maracatu Porto Rico
Ouro do Porto
Várzea do Capibaribe
Grupos pelo Brasil
Arrasta Ilha (Florianópolis - SC)
Baque do Vale (Taubaté - SP)
Batuquenauá (Cuiabá- MT)
Bloco de Pedra (São Paulo - SP)
Boizinho Faceiro (Curitiba - PR)
Cia Caracaxá (São Paulo - SP)
Estrela do Sul (Curitiba - PR)
GEBAv (Rio de Janeiro - RJ)
Ilê Aláfia (São Paulo - SP)
Jaé (Itajaí - SC)
Maracaeté (Curitiba - PR)
Maracatu Amantes da Mão (Olinda - PE)
Maracatu Baque Alagoano (Maceió - AL)
Maracatu Lua Nova (Belo Horizonte - MG)
Maracatu Pincesa do Litoral (Iguape - SP)
Maracatu Truvão (Porto Alegre - RS)
Maracutaia (Rio de Janeiro - RJ)
Maratuque Upaon-Açu (percussão) (São Luís -MA)
Mucambo (percussão) (São João del Rei - MG)
Nação Acasa (Salvador - BA)
Nação Amaranto (Divinópolis - MG)
Nação Fortaleza (Fortaleza - CE)
Nação Iracema (Fortaleza - CE)
Nação Maracahyba (João Pessoa - PB)
Nação Tainã (Campinas - SP)
Nobre Real (São Paulo - SP)
Palmeira Imperial (Paraty - RJ)
Pe de Elefante (Joao Pessoa - PB)
Quiloa (Santos - SP)
Rede de Arrasto (João Pessoa - PB)
Reis de Paus (Fortaleza - CE)
Rio Maracatu (Rio de Janeiro - RJ)
Rochedo de Ouro (São Carlos -SP)
Sem Pantim (Santos SP)
Siri Goia (Florianópolis - SC)
Tambores Vento Bom (Campo Grande - MS)
Tamboritá (Palhoça - SC)
Treme Terra (Bombinhas - SC)
Trovão das Minas (Belo Horizonte - MG)
Voa-Voa Maracatu Brincante (Curitiba - PR)
Vozes D'africa (Fortaleza - CE)
(FONTE: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
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