terça-feira, 27 de março de 2012

OS 100 ANOS DE ARTIDOR ENTRE NÓS



ARTIDOR ELIAS DE ALBUQUERQUE



          Artidor Elias de Albuquerque, filho de João Firmino de Albuquerque e Maria Firmino de Albuquerque, nasceu     no dia   20   de outubro   de 1912, no Sítio Algodões – Alcântaras/CE onde morou seus 99 anos, 3 meses e 10 dias.

          A infância de Artidor foi marcada pela proteção que recebia do seu avô contra os castigos do seu pai, homem durão e às vezes intransigente. Caboquim era o primeiro neto, filho do primogênito, tornando-se, assim, o xodó do seu avô, que lhe deu esse carinhoso apelido.

          Na juventude tornou-se um rapaz extremamente galanteador que não perdia oportunidade de cortejar as moças da região, vindo a enamorar-se de muitas delas. Seu divertimento predileto eram os bailes, animados por harmônica, um tipo de acordeão, onde mostrava sua habilidade em conduzir uma dama, quer nas valsas, nas mazurcas, nos xotes ou em qualquer ritmo que fosse tocado. Aos 27 anos, já um rapaz maduro, casou-se com Matilde Vieira Albuquerque, o grande amor de sua vida, com quem conviveu por 54 anos em perfeita harmonia, só se separando por ocasião da partida dela para o céu. Dessa bela união, nasceram quinze filhos, dos quais criaram-se onze, que lhe deram 33 netos e estes 33 bisnetos.

          Artidor foi um bom filho, um marido apaixonado, um pai exemplar, um avô adorável, um vizinho prestativo nas mais diversas e difíceis ocasiões em que seus serviços eram solicitados, quer de noite ou quer de dia, não medindo esforços para atender os que o procurassem, angariando, desta forma, o carinho, a amizade e a atenção de todos os que conviveram com essa pessoa ímpar, de um coração extremamente generoso e uma enorme vontade de viver. Ele não demonstrava, em momento algum, a idade que possuía, sempre parecendo jovem, saudável, animado, brincalhão, de bem com a vida e sempre acreditando que iria viver muito mais ainda.

          Após o falecimento de sua amada Matilde, Artidor passou a viver em Fortaleza e na sua casa, na Serra da Meruóca. Neste último ano, com a saúde bastante comprometida devido a sua idade já avançada, necessitando de cuidados médicos permanentes, permaneceu na casa do seu filho Gerardo, onde foi bastante visitado por parentes e amigos que ali compareciam para dar àquele amado velhinho o seu abraço, o seu beijo de carinho, com votos de saúde e mais alguns anos aqui entre nós.

          O Sr Artidor foi um homem de muitas virtudes, destacando-se dentre elas a força, a garra, a determinação, o amor pela vida. Só quem teve o privilégio de conviver com ele pode avaliar o quanto foi uma pessoa invejável e muito especial e que deixou tantos ensinamentos. No dia 30 de janeiro de 2012, o Sr Artidor partiu para morar na casa do Senhor, deixando nos corações dos seus familiares e amigos uma enorme saudade.

          Que Deus o acolha e que lá no alto ele esteja em paz.


"Na vida não podemos mudar nada no nascimento nem na morte mas o intervalo fica por nossa conta" (Millôr Fernandes)


 


*****
****
***
**
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário