sexta-feira, 15 de novembro de 2013

DICAS PARA UMA REUNIÃO DE FAMÍLIA

REUNIÃO DE FAMÍLIA







06 DICAS PARA ORGANIZAR UMA REUNIÃO FAMILIAR

Sabe aquele momento em que você vai reunir filhos, netos, sobrinhos e até os amigos mais próximos? Muito bom uma reunião familiar. Não é? Mas é um tanto quanto complicado quando essa “reunião” passa a ter 50, 100 ou até 500 pessoas. Algumas famílias são enormes. E nesses casos, como é que se organiza uma reunião familiar? Já que você é um internauta, a primeira coisa a fazer é criar um blog para postar todas as informações desde os primeiros preparativos até o resultado final da reunião.
Veja essas dicas que garimpamos com o objetivo de deixar para você:



1. Avise os familiares com antecedência. Faça uma lista das pessoas que você deseja convidar e espalhe a novidade. Envie cartas, e-mails, recados pelo facebook (mas envie mensagens privadas, não cole no mural, para garantir a privacidade da sua família!), mensagens no whatsapp, ou SMS e também a função de e-mail de para convidar o maior número de pessoas possível. Não se esqueça de incluir uma linha autorizando seus familiares a convidarem pessoas que talvez não estivessem na lista inicial, mas que deveriam estar presentes na reunião familiar!




2. Centralize as informações. Embora seja interessante diversificar na hora de convidar os familiares para o evento, é também importante centralizar as informações em relação aos convidados para facilitar a informação. Sugerimos que crie um documento com o nome de todos os convidados (de preferência uma tabela onde sejam incluídas as seguintes informaçõe: Nome, endereço de contato, telefone, e-mail, status do convite – enviado, pendente, devolvido, não enviado – e o status das respostas – confirmado, recusado, outro. Depois publique este documento no site de família para que todos tenham acesso às informações e para que os membros que façam parte do site também sejam capazes de editar as informações lá contidas.

3. Delegue o trabalho. Faça um verdadeiro comitê organizador no caso de famílias mais grandes. Uma ideia é separar um responsável por estado, cidade ou por ramo da família. Uma família que pesquisa vários nomes poderia dividir a organização por sobrenome, por exemplo. Mas é importante depois juntar todas as informações para que nenhuma se perca. Exemplo:

- Família Serra Azul Albuquerque   
- Família Oliveira Serra Azul   
- Família Albuquerque Feijó 
- Família Albuquerque Gomes 

          
          

4. Decida como será o evento. É importante que o comitê organizador decida já em antemão o que será feito no evento. Será apenas uma confraternização? Vocês pretendem coletar mais dados? Quais? Haverá alguma camiseta para todos vestirem? Um crachá? Pense em ideias que possam fazer o evento mais divertido e em ideias que podem servir para quebrar o gelo com pessoas que talvez não se conheçam tão bem. Uma excelente ideia é imprimir a árvore genealógica da família (todos adorarão encontrar o próprio nome no poster!) e mostrar as estatísticas de sua família (por exemplo: qual é o primeiro nome mais comum? Quem é o membro mais velho? Quem é o parente mais novo? Qual é o mês com o maior número de aniversários?). 




5. Colete dados. Nós pensamos que tais eventos são excelentes para se coletar mais dados, então encoraje os membros da família a levarem fotos, certidões e documentos importantes em relação a família e deixe uma ou duas pessoas designadas a coletarem estas informações, que poderão depois ser acrescentadas ao site de informações sobre a família. Se possível leve um computador ou instale o aplicativo  para coletar as informações necessárias. Essas informações são importantíssimas para as gerações futuras.




6. Registre o evento (fotos, filmagem). Um evento como este pode e deve ser registrado. Encarregue alguém de fotografar os diversos familiares e obviamente uma foto com todos os participantes não deve faltar! Aproveite a ocasião para tirar fotos para o perfil das pessoas que ainda estão sem foto em sua árvore. Também interessante é levar uma filmadora para gravar pequenos vídeos e para registrar depoimentos, especialmente dos familiares com mais idade e que possuem muito conhecimento para passar.




Agora, mãos a obra e curta bastante o momento que provavelmente poderá se repetir por várias vezes mas dificilmente com as mesmas pessoas.




Boa Sorte!





.

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário